Diferenças entre jogos online e presenciais nos eSports
Em meio a pandemia do Covid-19, praticamente todas as modalidades e eventos esportivos foram suspensos por tempo indeterminado, com o objetivo de evitar aglomerações e a transmissão do novo vírus. Nos eSports diversos campeonatos presenciais foram adiados, como por exemplo o Major de CS:GO — ESL One Rio de Janeiro — e o de Dota2 — ESL One Los Angeles, entretanto, a modalidade ainda permite que diversos torneios sigam suas atividades normalmente graças a opção de jogos online.
Explicando rapidamente o que são jogos online e presenciais antes de se aprofundar nas diferenças, jogos online são partidas disputadas em servidores onde os jogadores não precisem estar fisicamente próximos. Como exemplo, a partida de League of Legends que você joga. Seu amigo joga na casa dele, e você na sua, contra um adversário que também está num local diferente.
Nos jogos presenciais, temos eventos e arenas enormes, com público e um stage onde geralmente ficam duas fileiras de computadores, com os dois times jogando quase que um na frente do outro. O jogo é o mesmo, bem como o servidor, mas ali na ocasião, todos estão presencialmente num campeonato.
Agora que você já tem o conceito de ambas situações, talvez não espere tantas mudanças de um para o outro, mas vamos listar alguns pontos que você precisa saber quando for analisar o jogo e como ele será disputado.
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Pressão presencial
“Na LAN não clica”, uma frase já conhecida no meio competitivo de CS:GO. Já foram inúmeras histórias de times que apresentavam excelentes resultados online, conquistando várias classificações para torneios presenciais, e quando chega no palco acaba apresentando uma performance abaixo do esperado.
Isso acontece geralmente devido a inexperiência do time ou do jogador. Uma coisa é jogar do seu gaming office ou do seu próprio quarto, outra é estar performando na frente de milhares, tendo que lidar com uma camera na sua frente, o barulho da torcida e o stress de ver seus oponentes do outro lado do palco. É sempre bom ser cauteloso com times que estão estreando presencialmente ou que já jogaram uma ou duas vezes e ainda apresentam sinais de inconsistência.
Em contra-partida, existem veteranos que jogam melhor presencialmente em comparação com jogos online. Existe o cenário onde você está jogando relaxado quando está em casa, e quando chega no evento acaba dobrando o foco no jogo e apresentando melhores resultados. Sites como o HLTV.org tem estatísticas filtradas para as duas situações.
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Conexão (Ping)
Muitas organizações de eventos presenciais conseguem instalar servidores praticamente no mesmo local do campeonato, com o objetivo de rápido ajuste caso seja necessário e com o interesse de diminuir o Ping — tempo de resposta do servidor — dos jogadores. Quanto menor o Ping, menor o tempo de resposta do servidor para seu computador, o que resulta num jogo bem mais fluído.
Alguns times menores que não tem gaming office ou um local específico para treinamentos acabam jogando cada um de suas casas, e muitas vezes vemos jogadores com ping bons e ruins na mesma equipe. Isso acaba resultando em erros dentro do jogo, algo que provavelmente pode prejudicar sua aposta. Times maiores tem local especifico de treino, e por estarem no mesmo lugar, conseguem jogar com o ping igual dos companheiros de time.
Uma situação que acontece às vezes, é de times brasileiros que disputam campeonatos online norte-americanos não viajarem a tempo para os EUA e precisarem jogar do Brasil. O tempo de resposta de comunicação de um jogador que está nos EUA para um servidor que também está no país, é bem menor do que para um brasileiro que está se comunicando com um servidor dos EUA. Logo, a vantagem está do lado do time com melhor ping.
O exemplo neste link retrata exatamente a situação descrita acima. A Station7, que tinha moneyline a 2.80, enfrentava a TeamOne — moneyline a 1.40 — pela ESEA MDL norte-americana em meados de fevereiro. Na ocasião, os brasileiros ainda não tinham viajado para os EUA e decidiram jogar a partida estando em São Paulo. Enquanto o Station7 tinha média de 30 de ping, TeamOne tinha média de 150. Em outras palavras, enquanto o servidor demorava 30 milissegundos para dar resposta ao time norte-americano, demorava 150 milissegundos para os brasileiros, o que acaba sendo uma desvantagem.
Fique sempre atento nas redes sociais dos times para obter informações de onde estão e de onde vão jogar seus jogos.
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Viagens e jetlag
Em 2019 vimos pela primeira vez equipes começando a pular torneios mesmo tendo enorme premiação, devido a fadiga. Astralis, um dos principais de CS:GO do cenário competitivo, já informou que provavelmente não deve voltar a disputar o IEM Sydney, evento anual que ocorre na Austrália devido o cansaço que sofre com as constantes viagens.
No segundo semestre a agenda fica cheia. Num final de semana temos um torneio em Katowice, na semana seguinte em Los Angeles, na sequencia os jogadores precisam ir a Rússia, e isso é algo que os times vem sentido pesar em suas performances.
Ao analisar suas partidas presenciais, preste atenção se o time acabou de vir de outro torneio presencial em outro país e o resultado dele. Muitas vezes, além da fadiga e jetlag, os times não conseguem corrigir os erros apresentados anteriormente devido a falta de tempo para treinar durante a janela de tempo entre um campeonato e outro. E o jetlag também serve para a transição de um jogo presencial para online. Por exemplo times que jogaram um campeonato presencial no Brasil num dia, e no dia seguinte está nos EUA para a disputa de um duelo online, costumam deixar a desejar.
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