O peso da camisa nas apostas esportivas online

Um dos grandes bloqueios que vejo em muitos apostadores é dar mais valor à camisa do time, do que ao futebol praticado. Utilizando-se de argumentos rasos e nada inspiradores para defender sua posição, tais como: ‘Barça é Barça’, ‘a camisa pesa’, ‘o time adversário vai sentir a pressão’ e etc, eles se esquecem – ou tem medo de se lembrar – é que no futebol são doze homens contra doze homens (onze jogadores + o treinador) e é preciso saber reconhecer quando uma equipe normalmente super favorita em suas partidas, vem jogando mal. E mesmo que isso ainda não esteja se refletindo em seus resultados, certamente estará perceptível em vitórias magras contra adversários extremamente inferiores.

Atualmente, uma das equipes que eu mais tenho batido nesse ponto é o Barcelona. Tenho acompanhado a equipe muito de perto, assim, consigo reconhecer quantos problemas ela possui. E não adianta confiar apenas no talento do trio MSN, pois só ele não é o bastante no futebol atual. Aliás, se o futebol num todo fosse sobre ‘quem tem os melhores jogadores vence’, ele seria enfadonho, entediante e repetitivo. Na Inglaterra o Manchester United é outro que tem se tornado o terror de “apostadores de camisa”.

Trazendo um exemplo do futebol brasileiro, temos o Vasco, atualmente na Série B, um time gigante, de camisa pesada e que vem apresentando futebol medíocre há muito tempo. É uma equipe horrorosa essa que representa o Gigante da Colina, tanto que na última rodada da Série B quase não conquistou o acesso para o Brasileirão Série A.

Atualmente temos o Internacional desbancando isso rodada a rodada:

– O Inter é grande, não vai cair! (empate com a Ponte em casa)…

– O Colorado tem história, a camisa pesa! (derrota para o Corinthians e perto do rebaixamento)…

Acredito que essa famigerada pressão da camisa aconteça em apenas 5% dos jogos. E não será num confronto direto pela liga que esse peso virá. O “fator de peso” ali será o plano tático das equipes e a execução do mesmo dentro de campo. Vamos lá pessoal, nós que acompanhamos futebol todas as semanas, já cansamos de ver isso. Seja com o Atlético de Madrid que, em 2014, foi buscar o título espanhol diante do Barcelona em pleno Camp Nou. Ou mesmo com o inacreditável Leicester, que não perdeu nem do City e nem do Tottenham (únicos dois que times que realmente entraram na disputa do título) nos dois turnos e está aí como excelente exemplo recente para refrescar a nossa memória.

Não, o momento que esse peso da camisa aparecerá será na fase mata-mata de um grande torneio – leia-se, UEFA Champions League ou Libertadores – é ali que o time menos acostumado a estar nas fases avançadas do torneio sentirá esse peso do símbolo.

No mais, não tenham medo de reconhecer quando um time não vem jogando bem e de ir contra ele nesses momentos. Claro, o risco nisso é grande, mas a recompensa também será.

O ponto chave desse artigo é que muitas vezes não só os apostadores cometem esses erros, mas também as casas, dando a esses times uma chance de vitória maior do que seria a real, e assim quem aposta nessas circunstâncias o faz sem valor, tendo prejuízo no longo prazo. Da mesma forma, aqueles que entendem isso conseguem lucros apostando contra com um handicap por exemplo, que muitas vezes terá uma odd bastante razoável.

Com tantos fatores mais relevantes para definir as reais chances de um time vencer, se apoiar em achismos só vai fazer a camisa de um time pesar em um lugar: no seu bolso!

Ainda não tem conta na Bet365? Registre-se e ganhe R$ 200

Gustavo Maturano

Engenheiro formado, amante de futebol europeu e esportes americanos, trabalha com a aprimoração de um sistema para análises de jogos a fim de ajudar quem tem pouco para investir a construir um caixa grande.

Posts Relacionados
  • Diogo

    Muito bom! Nao acredito que foi so coincidencia esse post logo hoje! Perfeito timing!
    Abs

  • Nilo

    Normal cometermos esse erro, até as casas cometem. Dá uma sensação muito grande de alívio e tranquilidade quando se está do lado da “camisa mais forte”. Eles estão perdendo o jogo e vc continua ali tranquilo, com muita certeza que eles vão resolver isso até o fim do jogo.

  • meri

    ola Gustavo e amigos do quero apostar.
    gostaria de entrar em contato com algum de vcs
    para que mim ajudem em uma questão dificil q acontece comigo.
    solicitei um saque na bumbet e eles estão mim enrolando para validar minha
    conta ja tem uns 10 dias q mando documentação e nada.agora estão pedindo dois documentos com CPF anexado e não tenho habilitação e meu RG é dos antigos e não tem CPF impresso,tenho apenas um o proprio CPF.queria q vcs mim ajudassem nessa questão pois não tenho a quem recorrer.desde ja agradeço.