Quando voltam os esportes no mundo?

Este artigo será atualizado frequentemente à medida que forem surgindo novas informações*

* Ultima atualização 28/04/2020

A pandemia causada pelo Coronavírus parou os esportes praticamente no mundo todo, e a incerteza de quando as competições serão retomadas ainda pairam por todo globo.

Algumas ligas tem feito previsões de volta, mas nada ainda 100% certo. Reunimos nesse artigo as últimas informações sobre as principais ligas e esportes do mundo.

Futebol:

Brasileiro:

O pico da infecção ainda não chegou no Brasil, o que torna expectativas de retorno incertas. Apesar disso, a CBF projeta retomar as atividades progressivamente a partir da segunda quinzena de maio, ou início de junho.

Uma junta médica está preparando um documento com medidas a serem adotadas pelos clubes para volta do futebol por aqui com segurança.

Libertadores/Sul-americana:

Nessas competições a situação é mais complicada, e a Conmebol já inicia conversas para cancelamento dos torneios nessa temporada.

Isso porque cada país enfrenta um surto diferente, e de intensidade diferente, e viajar com uma delegação de 40 a 50 pessoas poderia ser um grande risco.

Ligue 1:

Após o primeiro ministro do país decretar que não haverá futebol no país até setembro, Ligue 1 e Ligue 2 foram encerradas.

Clubes vão se reunir nos próximos dias para emitir um comunicado.

Eredivise:

Assim como na França, o primeiro ministro decretou que não serão realizados eventos esportivos no país, e com isso a Liga foi encerrada sem campeão e sem rebaixamento. As vagas nas próximas competições europeias foram decidas com base na classificação atual.

Decisão pode ir parar na justiça, já que o Utrecht, que tinha um jogo a menos, poderia tomar uma das vagas.

Premier League:

A Liga tem sido incisiva em dizer que só retomará as atividades caso tivesse segurança suficiente para fazê-la. É certo que a competição não volta no início de maio.

Na próxima sexta 01/05, clubes conversarão com secretaria da cultura para discutir a volta. É provável que voltem a treinar até o dia 18 de maio.

La Liga:

A retomada o futebol espanhol é previsto para 5 de junho, com portões fechados.

Equipes voltam a treinar no dia 4 de maio.

Calcio:

Clubes italianos foram autorizados a retomarem as atividades a partir do dia 18/05, e é provável que em junho retomem o campeonato.

Como o país parece já ter passado pelo pico do surto, a ideia é retomar os treinos no dia 4 de maio, para jogar duas a três semana depois.

Bundesliga:

A Bundesliga deve ser o primeiro campeonato a ser retomado. As atividades foram retomadas mesmo com restrição.

A liga projetava retomar o campeonato em 9 de maio, mas a reunião foi adiada, e a gora a volta deverá ser no dia 16.

Champions League/Europa Legue:

A UEFA tem problemas assim como a Conmbevol, com diferentes situações em cada um dos país.

A da Liga é terminar o campeonato em agosto, comum novo formato.

Tênis:

O tênis é mais um esporte que demanda viagens de muitas pessoas pelos países, o que representa riscos. Com isso, a ideia de cancelamento da temporada é cada vez mais discutida.

Apesar disso, o US Open, último Slam do ano, ainda não foi cancelado, e o torneio de Roland Garros foi remarcado para setembro.

NBA:

A epidemia tem avançado pelos EUA, e isso dificulta uma projeção de volta. Tem se discutido a volta numa sede única, mas o comissário da liga afirmou que em abril não tomarão nenhuma decisão.

MLB:

A Liga está adiada indefinidamente, e a projeção de volta é para junho, com 140 jogos.

A MLB espera ter um plano para a temporada até o final do mês de maio.


Comentários estão fechados.