Novak Djokovic x Roger Federer

ATP Finals – 14/11/2019 às 17h

Roger Federer e Novak Djokovic já se enfrentaram em 48 oportuniudades, e o sérvio é quem leva a melhor no h2h — 26 vitórias contra 22 triunfos do suíço. Outro ponto a destacar é que Djokovic venceu os últimos cinco confrontos entre eles.

A última partida que protagonizaram juntos foi em julho, na decisão do Torneio de Wimbledon. Em um confronto extremamente parelho tecnicamente na grama, Federer chegou a sacar para a partida no quinto e decisivo set, mas prevaleceu a força mental do sérvio.

Campeão do Masters 1000 de Paris na semana passada e na briga pelo posto de número 1 do mundo, Djokovic precisa vencer Federer para continuar vivo no torneio e ter chances de desbancar Nadal na corrida pelo topo do ranking.

Já Federer não tem grandes objetivos a nível de ranking e sim se classificar para a semifinal. Até por isso, acredito que o suíço não entrará muito pressionado em quadra e jogará solto, pois no atual estágio da carreira ele sabe que Djokovic é mais jogador que ele e que o favoritismo é do mesmo.

Acho que a estratégia de Djokovic será clara: atacar o backhand de Federer e em alguns momentos ir para o duelo franco de direitas, pois ele gosta de colocar dúvidas na cabeça de Federer, para não o deixar o suíço criar muitas alternativas.

Já Federer terá que sacar muito bem e não entregar muitos pontos de graça com o backhand. Para isso, ele pode utilizar uma estratégia parecida com a de Dimitrov (também tem esquerda de uma mão e é muito técnico) no duelo contra Djokovic no último Masters 1000 de Paris: controlar os pontos com slice (no backahnd) no ralis mais longos e arriscar bolas vencedoras com o forehand quando tiver a brecha.

A questão aqui é que não vejo essa diferença toda que as odds a favor do sérvio apontam, principalmente em uma superfície rápida e coberta. Além disso, ambos se conhecem muito bem e sabem exatamente o que fazer para tirar o rival da zona de conforto.

Portanto, Federer hc+3,5 games é uma bet de valor descente e não seria nenhum absurdo assistirmos um jogo muito nivelado logo mais, principalmente se o suíço conseguir encaixar bem o seu primeiro saque.


Aposta Odds Unidades Casa de Aposta Status
Federer +3,5 games 1,88 2