Palpites para a fase final da Coppa Itália

Palpites para a fase final da Coppa Itália

Eu sou o Vinny Oliveira tipster do campeonato italiano e além de me dedicar para a realização de picks, eu agora também escrevo artigos para o site, começando a falar por esta competição.

A Coppa Itália é uma competição disputada em jogos eliminatórios com todas equipes da Lega Pro e Serie D, e depois a imersão dos clubes da Serie B, e só na sua quarta rodada chegamos ao númeno de 16 times sobreviventes das eliminatórias anteriores, que se enfrentam até sobrarem 8, que se juntarão às 8 equipes da Serie A restante.

Todos as rodadas são disputadas em partida única, com exceção da fase semifinal que são feito jogos de ida e volta. Nas oitavas de final as equipes que estão em copas europeias jogam em casa. Porém, nas quartas de final, o mando de campo é decidido por sorteio. A final é disputada em jogo único, sempre no estádio Olímpico de Roma com a presença do Presidente da Itália que premia os vencedores.

Apenas 5 clubes conseguiram conquistar as duas maiores competições italianas – a Coppa Itália e o Campeonato Italiano na mesma temporada:

  • Juventus em 1959-1960, 1994-1995, 2014-2016, 2015-2016 e 2017-2018;
  • Torino em 1942-1943;
  • Napoli em 1986-1987;
  • Lazio em 1999-2000;
  • Inter em 2005-2006 e 2009-2010;

Apenas 2 clubes conquistaram a competição com 100% de aproveitamento

  • Napoli 1986-1987 conquistando 13 vitórias em 13 partidas;
  • Inter 2009-2010 conseguiu 5 vitórias em 5 jogos;

A Juventus é a maior vencedora, com 13 títulos, e por ter atingido este número de conquistas, ganhou o direito de bordar uma estrela de prata na camisa. Direito esse que só é conquistado ao atingir a somatória de 10 títulos.

A equipe vencedora recebe a qualificação para os playoffs da Europa League na próxima temporada. Se a equipe vencedora se classificar para a Liga dos Campeões ou da própria Europa League através da posição no campeonato italiano a vaga passa ao finalista perdedor o direito de acesso.

A equipe vencedora recebe o direito de colocar a pequena “coccarda” tricolor em seus uniformes.

Coccarda Coppa Italia.svg

 

Na atual temporada 2019/2020 chegamos a fase de semi finais com disputas acirradíssimas entre Napoli x Inter e Milan x Juventus. Quatro principais equipes do país cheias de títulos continentais e nacionais.

 

NAPOLI

Na atual temporada a equipe do Napoli disputa a Liga dos Campeões aonde conseguiu acesso na fase de grupo e agora enfrentará o Barcelona pelas oitavas de finais. No campeonato italiano tem um desempenho muito abaixo do esperado. Antes considerada a principal equipe a conseguir tirar a hegemonia da Juventus em títulos nacionais, passou por vários problemas internos e confrontos entre diretoria, presidente e jogadores. Isso tudo resultou na saída do técnico Carlo Ancelotti que nessa disputa decidiu ficar ao lado dos jogadores, como resposta da diretoria do clube o demitiram para mostrar que quem comandam são eles e isso causou uma revolta ainda maior nos bastidores.

Gennaro Gattuso chegou em 11 de dezembro para ser uma especie de recado da diretoria e escudo para o clube e jogadores diante da impressa. Já com 10 jogos disputados tem um desempenho de 5 vitorias e 5 derrotas incluindo jogos de Coppa e Campeonato.

O time volta  a utilizar o 4-3-3 que é o seu melhor esquema tático para qualidade e potencial de seus jogadores. Possui uma defesa com Manolas e Koulibaly, jogadores de características a força física e boa colocação diante dos atacantes adversários, contra partida tem a velocidade de seus alas e pontas como principal força ofensiva.

 

INTERNAZIONALE

Sedenta por voltar a conquistar títulos e parar a sequencia de scudettos da Juventus, a Inter contratou o técnico Antonio Conte que conhece muito bem a Juventus, assim como o seu diretor administrativo Giuseppe Marotta responsável pelas grandes contratações da Juventus e agora Inter.

Antonio Conte chegou no inicio da temporada e fez um pacotão de jogadores escolhidos, o clube até então conseguiu atender todos os pedidos comprando os jogadores. Chegaram Diego Godin, Alexis Sanches, Stefano Sensi, Nicolo Barela, Valentino Lazaro e Romelo Lukaku. Já na janela de transferência de verão chegaram Ashley Young, Victor Moses e Christian Eriksen, principal contratação e os planos de ser a principal estrela do time.

O time atua com no 3-5-2 com bastante solidez na defesa, o time completa 9 clean sheats (jogos sem sofrer gol) e poucos foram os jogos que sofreu mais de um gol. Lukaku vem sendo o principal jogador da temporada com 21 gols incluindo todas competições é a cara da Inter e apesar de sofrer por varias partidas agressões racistas, ele vem lutando dentro e fora de campo e se sobressaindo muito bem.

 

MILAN

O time do bairro de San Siro vem de muitas temporadas com desempenho pífio e muito abaixo do esperado. Ficou de fora de algumas competições europeias por alguns anos e vem fazendo uma de suas melhores temporadas. Após a volta de Zlatan Ibrahimovic o time recebeu de volta os holofotes e junto a isso o bom desempenho do clube melhorou.

Stefano Pioli não tem grandes trabalhos em seu currículo, mas foi chamado as pressas para assumir o comando do time, depois da saída de Marco Giampaolo. Chegou em outubro e demorou para ditar o seu ritmo ao elenco.

O Milan virou uma especie de clube que aceita ser atacado e tem como uma de suas armas principais a bola parada, sendo ela de falta ou escanteios tem sido a forma que mais tem acontecidos seus gols a favor, não deixando pra trás o contra ataque, mas não saindo em velocidade, utilizam muito a bola lançada ao longo alcance para a referencia no ataque.

 

 

JUVENTUS

A única equipe com direito a usar a estrela de prata bordada na camisa por alcançar 10 títulos. Também é a maior vencedora da competição com 13 títulos. Chega nessa temporada com a mudança no comando técnico, saiu Massimiliano Allegri  e chegou o Maurizio Sarri.

Sarri ao inicio da temporada tentou implementar sua filosofia de ataque com 3 jogadores, mas então não surtiu efeito pois deixou uma das melhores defesa do mundo desprotegida. Ao passar dos jogos encaixou uma forma de proteger sua defesa e poder atuar com os 3 atacantes que é a sua maior característica.

Ainda mantendo o desempenho de ter maior posse de bola no campo adversário e ser o time que mais procura o caminho do gol no futebol italiano. Ainda vivo em todas competições que disputa incluindo Liga dos campeões que enfrentara o Lyon na França, na disputa pelo scudetto vem rodada a rodada disputando ponto a ponto com a Inter e agora sente  aproximação da Lazio para briga, na Coppa Italia chega como principal favorita ao titulo e tenta almejar conquistar todos os três campeonatos ainda em disputa.

 

MEUS PALPITES

Teremos ainda cinco jogos em disputa, quatro pelas semifinais e um pela grande final. Nesse contexto podemos ter muitas oportunidades de apostas durantes os confrontos.

12/02 e 05/03                13/02 e 04/03
    Inter x Napoli               Milan x Juventus

Vejo a Inter e Juventus levando vantagem diante de Napoli e Milan. Acredito que vale apena uma aposta de longo prazo na classificação das duas equipes, para chegarem a final.

A inconstância do Napoli e problemas extra campo vem atrapalhando seu desempenho dentro de campo, assim não desempenhando potencial máximo do que se é esperado. Em contra partida a Inter já apresenta um padrão e desde o inicio da temporada demonstra que será um time a disputar títulos. A Inter chega com um ar de favoritismo muito grande frente a essa instanciaria do Napoli e as linhas de momento nos dão a vitória da Inter nos 90 minutos como uma excelente oportunidade de aposta pré-jogo.

Milan tenta mais uma vez ressurgir e nada melhor que disputar uma final de coppa. Mas encarar a Juventus em jogos de ida e volta faz perder potencial de chegar a desejada final. Juventus por outro lado pode se atrapalhar com o foco total voltado para Liga dos campeões e vendo a Inter empatada em pontos na disputa pelo campeonato. Mesmo acreditando na classificação da Juventus ao somatório das duas partidas, acredito que apostar no mercado de ambas as equipes marcam me faz ser a melhor indicação de aposta pré-jogo no momento, a Juventus tem sofrido alguns gols nessa temporada coisa que não é normal e por o Milan contar com seu novo atacante Ibrahimovic a chance aumenta de fazer ao menos um gol.

Um dos mercados que venho me destacando ao longo dos anos é o de jogador para fazer gol a qualquer momento e irei deixar meu palpite para esses jogos. É um mercado a parte e então o indicado é não usar muito investimento, no máximo 0,50 unidade.

Napoli (Insigne)
Inter (Lukaku e/ou Eriksen)
Milan (Ibrahimovic e/ou Rebic)
Juventus (Dybala e/ou Cristiano Ronaldo)

Esse é um artigo falando da competição por completa, nos dias de jogos vão sair as prévias de cada jogo.