‘Gols Esperados’: A estatística que vai revolucionar suas análises

Criado e popularizado há poucos anos, a métrica chamada ‘Gols Esperados’ é comumente encontrada em veículos do exterior sob a sigla xG (Expected Goals), mas o que ela significa?

A ideia central do xG é calcular a quantidade média de gols que cada equipe produz em seus jogos, desta forma sendo capaz de avaliar se um time está conseguindo os resultados que deveria e assim se antecipar ao mercado antes que as casas de apostas enxerguem – e corrijam – as odds de determinada equipe, identificando assim, uma aposta de valor.

Ao trabalhar com Gols Esperados você conseguirá visualizar quando um time está para mudar de fase antes que isso se reflita nos resultados.

Como calcular os Gols Esperados de cada equipe?

Para você começar a trabalhar com o xG nossa recomendação é de que você assista aos melhores momentos dos jogos de algum campeonato qualquer – fica à sua escolha – e dê uma porcentagem para cada chance de gol que cada time teve, somando-as no formato decimal e chegando ao valor final de gols que aquela equipe deveria ter produzido.

Você então vai registrando esse valor encontrado e ao ir registrando em um local, como uma planilha, você encontrará a média de Gols Esperados de cada uma das equipes da liga que você está trabalhando de acordo com sua visão.

Mais abaixo traremos um exemplo prático para deixar isso mais claro pra você. Antes disso, queremos dizer que a métrica do xG não é uma conta exata, mas sim subjetiva. E se baseia na intuição e experiência de cada pessoa, que com base em sua vivência em futebol saberá precisar, com mais ou menos eficiência, a real chance de gol em cada lance de perigo criado.

Explicando com dois lances práticos

Assista a esses dois vídeos abaixo e dê a sua porcentagem de chance de gol em cada um deles:

1 – O gol perdido de Dembele contra o Liverpool

2 – Gol escorpião de Giroud

Utilizando nossa intuição com base em muitos lances similares que vivenciamos em nossos anos assistindo futebol é que daremos o percentual de vezes que acreditamos que cada um dos lances será gol.

Os números abaixo serão na nossa opinião em relação a como enxergamos futebol, já que, como dissemos mais acima, essa é uma grande com base subjetiva, como tal, não existe o absolutamente certo e nem o absolutamente errado.

Pois bem, no lance 1, do Dembelé, entendemos que lances similares a esse acabarão em gol cerca de 70% das vezes. Você pode querer dar menor chance aqui considerando que o atacante chutou com seu pé ruim ou que ele foi atrapalhado pela presença do Piqué, mas pra gente, ambos pontos foram por erro de decisão do atacante de não dominar a bola e puxar para seu pé direito, algo que os jogadores costumam corrigir e que, acreditamos que esse tipo de erro faça parte dos 30% de gols perdidos nesse tipo de situação.

É importante ressaltar que i xG será influenciado pela qualidade do jogador, pois uma coisa é uma finalização do CR7, e outra do Gabigol.

Já no lance 2 temos um belíssimo contra-ataque do Arsenal que acaba em uma obra-prima de Giroud. Um daqueles gols que o atleta, provavelmente, jamais consiga repetir novamente. Em nossa visão, Giroud não faria mais que 10 gols desta forma em outras 100 tentativas em lances similares.

Ao trabalhar com Gols Esperados você conseguirá visualizar quando um time está para mudar de fase antes que isso se reflita nos resultados.

Para transformar os percentuais no xG basta levar os valores para o modo decimal. Portanto, se demos 70% de chance para Dembele, em xG isso seria 0.7.

O que você deve fazer é somar todas as chances criadas por um time em um mesmo jogo, e assim você chegará ao valor de Gols Esperados pela equipe em cada partida.

Em suma, a métrica dos Gols Esperados é interessante para agregar às suas análises ainda que recomendemos que você o utilize levando em conta também o nível técnico dos jogadores de cada equipe bem como ao plano tático utilizado em cada partida.

Veja um exemplo de imagem com expected gols num campo. Cada bolinha representa uma chance, e quanto maior, mais clara era a chance. Isso nos dá a capacidade de interpretar por onde o time tem criado mais chances, ou seja, o que ele explora, bem como foram essas chances.

Cada bolinha é uma finalização e o tamanho dela reflete a probabilidade daquela bola se transformar em gol (Foto: Reprodução/11tegen11)

Ao somar não só uma, mas várias dessas imagens, nas últimas 5 em casa e fora, ou em todo o campeonato, é possível saber quais zonas de campos são mais quentes ou frias.

Sabendo disso, treinadores podem montar treinos para melhorar a conversão das chances criadas, além de prospectar a qualidade de um jogador, caso ele esteja perdendo muitas chances que deveria marcar.

Isso vale obviamente também para projetarem o seu time contra o adversário, sabendo tanto das qualidades, como dos espaços que poderão ser explorados.

Sites que contabilizam expected goals:

Bono
100% até R$200

Comentários estão fechados.