Guia da Europa League 2020

Bono
100% até R$200

Guia da Europa League 2020

Devido a pandemia do Covid-19 a competição foi paralisada no em 12 de março e para retornar a UEFA decidiu fazer algumas adaptações e os clubes participantes estão fazendo uma espécie de extra temporada, visto que todas competições nacionais já foram concluídas. As adaptações partem desde o calendário, forma de disputa e até o local dos jogos.

A competição que teve sua volta no dia 12 de agosto e vai encerrar com a grande final no dia 21 de agosto, será uma espécie de mini-torneio todo sendo disputado em sede única. O país que recebe a competição é a Alemanha pois apresentou muita eficácia na luta contra o vírus e tem estádios, campos de treinamentos e hotéis adequados para receber todas delegações.

Os times já fizeram seus jogos de volta das oitavas de finais, quase todos ocorreram com o mando de campo normal do time, com exceções de dois jogos, Inter (2×0) Getafe e Sevilla (2×0) Roma que já foram disputados na Alemanha. Assim como esses dois jogos, todo resto da competição será disputado em jogo único, e isso trás uma atenção maior para cada equipe durante seus jogos.

 

FC BASEL

Mais uma temporada se passou e o Basel não consegue retomar as conquistas nacionais, viu mais um vez seu rival Young Boys conquistar o titulo e seguir com a hegemonia.

Por outro lado, ainda sem grandes desafios na Europa League, vai subindo degrau por degrau. Conseguiu a classificação em primeiro do grupo que podemos considerar que ele tinha por obrigação se classificar já que tem mais experiencia internacional que Getafe, Krasnodar e Trabzonspor. Enfrentou o forte time multicampeão, Apoel do Chipre e logo em seguida não respeitou o Frankfurt e atropelou conquistando a vaga até as quartas de finais. Agora vai enfrentar o Shakhtar Donetsk e esse será o grande desafio da temporada.

Chega nesse confronto sem ser o favorito, mas se o Shakhtar não cumprir o que é previsível, o Basel vai crescer dentro de campo e achar possível a classificação. Destaque da equipe vai para o brasileiro Arthur Cabral que pertence ao Palmeiras e está emprestado a equipe, o Basel já se posicionou que vai querer concretizar a transferência ao fim do empréstimo.

A equipe adota o estilo de jogo com 4 jogadores na defesa e mais dois volantes de contensão, fazendo assim algo bem difícil de ser penetrável. Esses jogadores costumam não se expor e não dá brechas para contra ataque. Já na parte do setor ofensivo, os jogadores tem liberdade de posicionamento e o quarteto de frente joga seguindo o padrão com o Samuele Campo sendo o cérebro desse time articulando as jogadas, Valentin Stocker segue pela ala furando defesas com seus dribles fazendo a bola chegar até o Arthur Cabral dentro da área. Entendo que o Basel já chegou longe demais na competição e pode está encerrando sua participação, mas não vamos nos surpreender se conquistar vaga na semi final.

 

BAYER LEVERKUSEN

O time finalizou a temporada chegando a final da DFB Pokal e terminou a Bundesliga na zona de classificação para a próxima edição da Europa League.

Na atual disputa, sai com certa vantagem na competição pelos jogos serem disputados na Alemanha, mas como não contamos com o calor da torcida isso não será tão significante. Já conquistou o troféu uma vez, quando a competição ainda se chamava Copa da UEFA. Chega na atual versão como um candidato que não se pode menosprezar e tem pela frente o seu duelo mais difícil, encarar o time italiano de Milão.

Grande destaque do time é a revelação do futebol alemão Kai Havertz, meia armador que é multifuncional na equipe. Já jogou de centroavante na ausência do Volland. É um tipico jogador motorzinho, está sempre perto da bola ou com ela nos pés ditando o ritmo da partida, roda o campo todo através de passes e tem muita presença de área, na temporada fez 17 gols e 9 assistências e isso mostra sua importância diante da equipe que não apresenta bom futebol em sua ausência. O Leverkusen tem chances de se tornar semifinalista e posteriormente finalista da competição, é algo que não é sonhado de inicio mas pode ir conquistando jogo a jogo.

 

FC COPENHAGEN

O time dinamarquês não conseguiu conquistar o segundo titulo seguido e mais uma vez o Midtjylland atrapalha sua sequencia. Nos últimos anos são as duas equipes que tem conquistado os títulos nacionais.

Quando o futebol parou em março o Copenhagen já não tinha muitas chances de brigar pelo titulo devido a distancia de pontos em diferença ao Midtjylland. E quando o futebol retomou o Copenhagen viveu uma especie de gangorra, venceu e empatou durante os cinco primeiros jogos, depois perdeu cinco jogos e no final conseguiu reencontrar as vitorias.

Fez um super jogo diante do campeão turco o Istanbul Basaksehir onde classificou vencendo por (3×0). Pode mostrar o poder de seu ataque ao não desperdiçar as chances, os destaques maiores são de Mohamed Daramy, Jonas Wind, Jens Stage e seus laterais Bartolec e Bengtson. Esses formam a espinha dorsal da equipe. Não conta com uma defesa muito sólida, mas que sabe ficar bem postada se não for preciso se expor muito. O técnico norueguês Staale Solbakken já está no comando do time há oito temporadas e esse pode ser um dos seus maiores feitos em competições internacionais, conseguir desbancar o forte candidato ao titulo Manchester United e chegar as semi finais da competição. Eu acredito que o Copenhagen já chegou ao seu limite e dará adeus a competição em seu próximo jogo.

 

INTERNAZIONALE

A equipe italiana está sedenta por voltar a erguer um troféu, pois já faz um bom tempo que isso não acontece,  ultima vez foi a Coppa Itália em 2011. Para isso a Inter contratou o técnico Antonio Conte que fez excelente trabalho a frente de Juventus, Chelsea e a seleção italiana. Junto a ele veio o ex-diretor administrativo da Juventus, Giuseppe Marotta, responsável pelas grandes contratações na Juventus e agora fez isso nessa temporada trazendo jogadores importantes para a Inter.

Trouxe Romelu Lukaku, Christian Eriksen, Nicolò Barella, Stefano Sensi, Ashley Young, Victor Moses, Alexis Sanchez, Diogo Godin, todos titulares na temporada ou reservas imediatos, de alguma forma sendo decisivos para equipe. E conseguiu se livrar de jogadores que o clube não tinha mais interesse como o Mauro Icardi e Gabriel Barbosa (Gabigol). No momento o clima entre Antonio Conte e diretoria não está muito bem devido ao Conte sair em público dizendo que sua diretoria não o defende quando é criticado e pede mais liberdade para trabalhar. Mas deixaram claro que isso só será resolvido após o fim da competição.

Com a bola em campo  a Inter teve um bom desempenho na temporada, quase conseguiu superar a Juventus e conquistar o Scudetto. Mas por vezes tropeçou em jogos pequenos. Com seu estilo de jogo aonde parte de uma defesa muito sólida e que não toma gol de bola aérea, gosta de movimentar a bola entre seus três jogadores de meio e sempre atentos as passagens de seus alas que vão até a linha de fundo. De alguma forma a bola chega no pés de seus atacantes Lukaku ou Lautaro Martinez sendo pelos flancos ou pelo meio, o jogo da equipe tem o fundamento de fazer a bola chegar em seus atacantes. Possui muita força em escanteios aonde ocasionou muitos gols da equipe na temporada. Considero que ela é forte candidata a ser finalista da competição.

 

MANCHESTER UNITED

Manchester United: Quem diria que aquele Manchester United tão instável e cheio de problemas do início da temporada chegaria como um dos principais favoritos ao título na Liga Europa. Mas essa é a atual realidade dos Red Devils, inclusive nas casas de apostas, onde a cotação do time para ser campeão, é a menor entre todos os candidatos ao título.
Mas o que aconteceu ao longo da temporada para o United se tornar um dos favoritos ao título? Bom, tudo começou com Rashford, que iniciou a Premier League se destacando muito, fazendo muitos gols e sendo de longe o principal destaque da equipe na competição.

Rashford se lesionou, e ai começou o período de maior instabilidade do United, com resultados ruins, para times bem mais fracos que ele. Quando chegou a janela de transferências do início do ano, chegou um português, vindo do Sporting. Os torcedores do United já ouviram essa história antes e teve um final feliz, e dessa vez, parece que o rumo será o mesmo, já que Bruno Fernandes chegou arrebentando, colocando ordem no time do United, tirando jogadores da má fase e fazendo com que o time vermelho de Manchester voltasse a brigar por vaga na Champions League. Veio a parada por conta da pandemia e o embalo do time foi freado. Porém, mesmo com o time embalado, essa pausa permitiu que Pogba e Rashford se recuperassem de lesão, e o United que vimos após a pausa foi simplesmente sensacional! Pogba, Bruno Fernandes, Rashford, Martial e o jovem Greenwood simplesmente arrebentaram e garantiram o time na próxima Champions League.

O que deu para ver do Manchester nessa reta final de temporada, é um time que tem um vasto repertório no ataque, inclusive o contra-ataque, que costuma ser fulminante, ou seja, quando os Red Devils estão na frente, e obrigam o outro time a se expor, há grandes chances deles conseguirem ampliarem a vantagem. Já a defesa, apresenta uma excelente solidez em bola aéreas, com destaque para o Maguire, mas o inglês e seu parceiro, Lindelof, deixa a defesa bem lenta no centro e isso pode atrapalhar a vida do time na competição. Porém, a agilidade e excelente poder de marcação de Wan-Bissaka pela direita costuma diminuir a falta de velocidade dos defensores centrais da equipe.
Com um sistema ofensivo tão forte, e uma defesa com poucos pontos fracos, o Manchester United é com certeza um dos principais candidatos para conquistar esse título da Liga Europa.

 

SEVILLA

É o maior vencedor da competição possuindo 5 títulos. Time que tem uma identificação enorme ao jogar essa competição.

Após o retorno do futebol emplacou bons resultados e uma sequência de seis vitórias e cinco empates, venceu a Roma nas oitavas de finais e permanece invicto.

Em seu estilo de jogo, apresenta uma defesa muito segura e que pouco deixa a bola chegar ao seu goleiro. A criação de jogadas se dá mais pelas alas com o Jesus Navas e Reguilón apoiando muito o setor ofensivo que sempre procura ter jogadores que por características tenham a velocidade e infiltração como predominância. Chega nessa edição mais uma vez como candidato ao título e terá que passar por alguns desafios para isso acontecer. O caminho até a final deve ser dado por enfrentar times ingleses, o próximo jogo vai enfrentar o Wolves e consequentemente numa eventual semi-final deve encarar o Manchester United, serão jogos difíceis, mas o Sevilla tem total capacidade de se sair bem.

 

SHAKHTAR DONETSK

O time ucraniano conquistou mais um titulo nacional e se tornou tetra seguido, somando 13 títulos ao todo.

O time comandado pelo português Luis Castro, volta a ter aquela combinação que deu certo com o ex-técnico Mircea Lucescu onde deixa um time solido atrás composto por jogadores ucranianos e do meio campo pra frente tem como principais jogadores os brasileiros.

Time atua com muita velocidade pelos lados com Marlos, Taison, Wellington Nem e Fernando. O meio-campo possui jogadores com qualidade no passe que é o Marcos Antonio, Alan Patrick e a dupla ucraniana Kovalenko e Tankovskiy. Já na frente o responsável de empurrar a bola pra dentro do gol é o brasileiro naturalizado ucraniano Junior Moraes. Ele fez 20 gols na temporada e foi responsável por todos os 3 gols no jogo de volta das oitavas de finais diante do Wolfsburg. O jogo ocorreu na Ucrânia e deu direito a equipe de viajar para a Alemanha e disputar a fase final.

Chega com chances de passar mais uma fase já que enfrenta a equipe do Basel e provavelmente deve fazer valer a velocidade contra a defesa suíça. Após esse confronto deve encarar a Internazionale e será um jogo muito difícil, mas pode surpreender e chegar a sua segunda final da competição, sendo que a primeira foi em 2009, quando se sagrou campeão em cima do Werder Bremen.

 

WOLVES

Wolverhampton: O Wolves é uma grande surpresa na competição. Não da para esquecer que eles estavam na Championship até a duas temporadas atrás. Logo na primeira temporada na Premier League após sua volta, já conseguiram a vaga para a competição europeia e estão nas quartas de finais.

Para quem gosta de futebol bonito, o Wolves não é um time de se acompanhar. Durante muito tempo eu os considerava apenas um time reativo, mas hoje já não penso bem assim. O Wolves até consegue propor o jogo, quando ele quer, mas quando o time consegue a vantagem, não faz a mínima questão de ampliar o placar, e em uma competição de jogo único, essa característica do time de não querer atacar com a vantagem no placar deve se tornar ainda mais evidente.

Com uma legião de portugueses no time, o Wolverhampton tem como seus destaques o espanhol Adama Traoré e o mexicano Raúl Jiménez. Um é ponta direita da equipe e o outro é o centroavante, e eles são as principais armas ofensivas da equipe não por acaso: a principal jogada de ataque do Wolves é a bola pelos flancos, com o Adama pela direita e Jota na esquerda, cruzando bola para o Jiménez buscar a cabeçada. Já sua defesa sofre poucos gols, muito por conta dessa característica da equipe de se expor pouco.
Falar que o Wolverhampton é um dos favoritos ao título eu acho exagero, mas esse futebol pragmático deles pode os levar a conquista do segundo título mais importante da Europa.

 

PALPITES DOS ESPECIALISTAS

Vinny Oliveira

Inter x Bayer Leverkusen: Inter
Shakhtar Donetsk x Basel: Basel
Manchester x Copenhagen: Manchester
Wolves x Sevilla: Wolves

Inter x Basel: Inter
Manchester x Wolves: Manchester

Inter x Manchester: Inter

 

Marcus Merola

Inter x Bayer Leverkusen: Inter
Shakhtar Donetsk x Basel: Shakhtar
Manchester x Copenhagen: Manchester
Wolves x Sevilla: Sevilla

Inter x Shakhtar: Inter
Manchester x Sevilla: Manchester

Inter x Manchester: Manchester

 

Gu Maturano

Inter x Bayer Leverkusen: Inter
Shakhtar Donetsk x Basel: Shakhtar
Manchester x Copenhagen: Manchester
Wolves x Sevilla: Sevilla

Inter x Shakhtar: Inter
Manchester x Sevilla: Manchester

Inter x Manchester: Manchester

 

Este guia foi realizado por Vinny Oliveira, Marcus Merola e Gustavo Maturano. Além dos excelentes designers de Daniel Pessoa.

Bono
100% até R$200

Comentários estão fechados.