Como Apostar em Futebol

O esporte mais apaixonante do mundo é também um dos mais imprevisíveis. Apostar em Futebol é uma tarefa árdua e que envolve muito o emocional e a paixão, mas com alguns passos conseguimos deixar essa tarefa complicada bem simples.

A forma mais confiável que considero para encontrarmos uma aposta confiável é dividida em 5 passos. Cada um deles corresponde a 1/5 de stake investida em jogo «X» e mostra o quão forte é a tendência de um acontecimento em um jogo em questão.

Abaixo te guio no meu passo-a-passo para os principais mercados de apostas em futebol:

Bono
100% até R$200

Análise de uma partida de futebol:

1) Momento:

No futebol, tudo é muito dinâmico e as situações mudam rapidamente, vou dar um exemplo: até ontem, dia 10 de Março de 2015, o Chelsea era favorito a eliminar o PSG da Liga dos Campeões e era também um dos favoritos ao título. Hoje, o Chelsea está eliminado e muitos já colocam o PSG como candidato ao título, o que até então não era sequer cogitado.

No espaço de uma semana, um time pode ir do céu ao inferno e de novo ir ao céu ao vencer um adversário difícil em uma partida que tem muito valor para a equipe, podendo até mesmo ser por outra competição.

Uma forma de saber o que esperar de um jogo é analisar o momento dos dois times.

Para ilustrar, utilizarei a partida Arsenal x West Ham.

Analisando os números abaixo, some as vitórias, empates e derrotas de cada um (a derrota de um vale como vitória para o outro), bem como jogos com mais e menos de 2,5 gols e também a quantidade de vezes em que ambas as equipes marcaram.

A ideia aqui é analisar a tendência a ser perseguida para a partida. Da forma que eu trabalho, busco 50% de chance para a vitória e 70% de chance para o mercado de gols. Em outras palavras, nesse intervalo de 10 jogos analisados, estamos buscando 5 vitórias de um time ou 7 jogos com mais/menos de 2,5 gols ou ambas marcam/ambas não marcam.

ScreenHunter_328 Mar. 11 22.27

Site Futebol.com auxilia na análise do momento de forma das equipes.

Neste jogo Arsenal x West Ham o momento nos diz:

7 vitórias do Arsenal / 2 empates / 1 vitória do West Ham | 7 dos 10 jogos tiveram o over 2,5 | 6 dos 10 jogos tiveram o ambas marcam

Como nosso intervalo apurado é de 10 jogos, pegamos os números que aparecem com mais força: 7 vitórias do Arsenal e 7 jogos com over 2,5.

Dividindo 7 pelos 10 jogos do intervalo analisado e multiplicando por 100 chegamos a porcentagem do momento, assim:

– Chance de vitória do Arsenal: (número de vitórias apuradas / intervalo de jogos apurados) * 100. Em números, fica assim:

(7 vitórias do Arsenal / 10 jogos apurados) * 100 = 70% – o mesmo vale para o over 2,5.

No próximo passo, analisamos a figura abaixo, onde contamos os mesmos valores de vitórias, empates, derrotas e os gols, mas dessa vez pegando os últimos 5 jogos do time mandante dentro de casa e os últimos 5 jogos do time visitante fora de casa. Conforme ilustração:

ScreenHunter_328 Mar. 11 22.28

Fazendo a contagem, chegamos a:

6 vitórias do Arsenal / 2 empates / 2 vitórias West Ham | 5 dos 10 jogos tiveram o over 2,5 | 3 dos 10 jogos tiveram o ambas marcam

Nesse ponto notamos que o mais de 2,5 gols e o ambas marcam não atingiram os 7 de 10 jogos necessários para confirmar a tendência apontada na análise anterior, do momento, mas a vitória do Arsenal sim, superou os 5 jogos necessários para continuarmos na abordagem da sua vitória. Fazendo rapidamente a mesma conta já explicada acima:

( 6 vitórias do Arsenal / 10 jogos apurados) * 100 = 60% de chance de vitória do Arsenal

Temos então que a tendência apontada nesse jogo pela análise do momento das equipes, é a vitória do Arsenal. Para precisar o quanto o Arsenal é favorito, somamos os dois valores encontrados e dividimos por dois. Desta forma:

(70% vitória do Arsenal apontada pelo momento + 60% vitória do Arsenal apontada pela análise casa/fora) / 2 = 130 / 2 = >

O Arsenal é favorito para a vitória em 65%. Portanto, acima dos 50% que procuramos.

Com uma tendência apontada pelo momento, seguimos em frente na análise rumo ao passo seguinte.

Caso não haja uma tendência apontada aqui, descartamos a partida pelo fato de que o momento é o fator de maior peso no resultado de uma partida.

2) Campanha:

Muitas vezes, o momento de um time não reflete com fidelidade a sua força e isso vale tanto para um time pequeno que vive grande fase, quanto para um time grande que vive uma fase ruim.

Neste início de Março de 2015, temos atualmente o Caen como um bom exemplo de um time pequeno em grande fase, durante a temporada já tivemos o Augsburg, o Montpellier, o Guingamp, o Nantes e o West Ham atravessando grande fase. No início da temporada, tivemos também a oportunidade de ver o Liverpool, um time grande, atravessar um momento ruim.

A ideia desse passo é ver se aquilo que o time tem apresentado desde o início da temporada aponta na mesma direção que o momento analisado no passo anterior.

Para analisar a campanha olhamos o aproveitamento do time mandante, em casa, e do visitante, fora de casa, na temporada atual.

O número que procuramos é diferente do «momento», aqui buscamos 50% tanto para a vitória, quanto para os gols.

Para a análise da campanha, utilizo o site SoccerStats, que nos exemplifica em porcentagem os números da campanha dos dois times. Confira abaixo:

ScreenHunter_328 Mar. 11 22.58

Buscando os 50% da vitória do Arsenal que queremos: some a % de vitórias do Arsenal em casa (69) com a % de derrotas do West Ham fora (31) e divida por dois. Desta forma: 69+31 = 100 / 2 = 50. Exatamente o número que procuramos!

Então temos que o segundo passo também aponta na direção da vitória do Arsenal. E aqui abro um parêntese: se a campanha não apontasse na mesma direção do momento, nós não abriríamos mão da aposta (ainda), mas não adicionaríamos mais 1/5 no valor a ser investido uma vez que a tendência teria perdido força. Como isso não aconteceu, já temos uma aposta de 2/5 de stake aqui.

Antes de entrar no próximo passo, vou ensinar você a ler também as estatísticas dos gols caso a tendência seja essa. Seguindo pela imagem abaixo:

ScreenHunter_328 Mar. 11 23.19

Tanto para o ambas marcam (both teams scored) quanto para o Mais de 2,5 gols e afins, analise apenas a coluna «Home» para o time da casa e «Away» para o time de fora. Some os valores de ambos e divida por dois para ter a % do acontecimento na partida.

No exemplo acima, temos 77% de Mais de 2,5 gols pelo lado do Arsenal e 62% pelo lado do West Ham. Fazendo a conta, chegamos ao número: 77 + 62 = 139 / 2 = 69,5%. Essa seria a chance de termos mais de 2,5 gols no jogo Arsenal x West Ham de acordo com os números de ambos na atual campanha na Premier League.

3) Histórico

Este é um dos pontos que mais se ramifica em várias formas de interpretar e no peso em cada campeonato. Ainda estou catalogando por completo as ligas, mas das quais trabalho já defini a ordem de importância do histórico em cada uma delas, a seguir: 1 – Inglaterra, 2 – Itália, 3 – Espanha, 4 – Alemanha e 5 – França. O primeiro na lista é aquele que o histórico tem mais peso na tendência do jogo, o último, o que tem menos peso.

Para o histórico eu trabalho com 50% para a vitória do time e também para os gols.

Analisando a partida Arsenal x West Ham, temos o seguinte histórico conforme mostra o site Futebol.com:

ScreenHunter_332 Mar. 16 16.04

Vamos agora ao intervalo apurado e às regras de contagem:

1 – Contar confrontos dos últimos 10 anos, na casa do mandante e apenas pelo campeonato

2 – Apenas contaremos os 10 anos se não houver um intervalo de duas temporadas sem confrontos – esta regra é para casos em que um dos times ficou algum tempo na divisão de baixo, e quanto mais tempo ele tiver ficado por lá, mais a tendência muda já que seu time teria mudado radicalmente.

Contando os jogos entre Arsenal x West Ham seguindo as duas regras acima, chegamos a oito confrontos:

5 vitórias do Arsenal – 1 empate – 2 vitórias do West Ham

Em percentual, temos: 62,5% para o Arsenal, 12,5% para o empate e 25% para o West Ham.

Portanto, o histórico também nos aponta a vitória do Arsenal e já estamos em 3/5 da stake nessa escolha.

4) Equipes e Baixas

Este é o ponto mais complicado e o que exige maior dedicação do apostador. Dele, sairá os últimos 2/5 da stake que utilizaremos na partida.

Times muito desfalcados distorcem por completo a análise, podendo ocasionar tanto o fold na aposta quanto a mudança da escolha na mesma para outro mercado.

Aqui analisamos a nossa opinião nua e crua quanto a nossa convicção do jogo seguir na direção que a tendência estatística aponta olhando apenas para os dois times. Tentamos identificar as fraquezas e as forças de cada um e mensurar a chance do evento acontecer.

Se tivermos plena confiança na tendência, adicionamos 2/5 na stake. Se não temos total confiança, adicionamos apenas 1/5. E se não temos confiança alguma de que a tendência se confirmará na prática, podemos tanto não adicionar mais nada na aposta, ficando com os 3/5 das estatísticas, a até mesmo desistir de apostar na partida em questão. Tudo depende do feeling e do seu conhecimento das equipes em campo.

Fazendo na prática o passo no jogo Arsenal x West Ham, conferimos as equipes prováveis de acordo com o site WhoScored:

ScreenHunter_330 Mar. 13 15.28

E as baixas das equipes:

ScreenHunter_332 Mar. 16 16.19

Pelas duas equipes acima, eu adicionaria apenas 1/5 a mais na aposta porque embora as baixas do Arsenal não tenham peso por alguns não serem titulares e por aqueles que são terem bons substitutos, já testados e em ritmo de jogo, o West Ham tem um time competente e não teria uma ausência de peso já que o Carroll seria bem substituído pelo Valencia e a defesa estaria bem montada – abrindo um parêntese rápido aqui: quando um jogador é dúvida, o mais provável é que ele jogue se o jogo for importante, como é o caso deste aqui.

Porém, ao checar o site da BBC (é importante checar ao menos 2 fontes para cada evento), descubro que o Valencia, o Reid e até mesmo o Tomkins, são baixas confirmadas de última hora. E isso muda tudo, pois aí o West Ham tem de sair do seu sistema tradicional, o 4-4-2, não terá a dupla de zaga titular e o único atacante que contará, o Sakho, é o menos capaz de causar problemas à defesa do Arsenal.

Desta forma, adiciono mais 2/5 à vitória do Arsenal e fecho uma aposta de confiança máxima na vitória dos Gunners, conforme publiquei na pick aqui no site (Link). Destaco que a minha aposta acabou sendo no handicap -1,25 no Arsenal e não apenas na vitória, e isso aconteceu por dois pontos:

O primeiro é que não vejo valor na vitória de um time em odds abaixo de 1,50 e o segundo foi pelo meu conhecimento dos times. Eu poderia ir apenas no AH-1 para unir valor e segurança, mas como as baixas do West Ham eram pesadas decidi arriscar mas sem abusar tanto assim, e se o jogo acabasse com uma vitória por apenas um gol de diferença do Arsenal eu perderia apenas metade da minha aposta.

Para finalizar, deixo as fontes de informação que utilizo para apostar em futebol nos principais campeonatos. Além do WhoScored, temos os sites especializados em determinados países/campeonatos, conforme abaixo:

Inglês: BBC, Telegraph

Italiano: Gazzetta dello Sport

Espanhol: Marca

Alemão: Kicker

Brasileiro: GloboEsporte, FutebolInterior

Libertadores: GloboEsporte, EspnDeportes

Champions League: UEFA, Sportsmole

Europa League: UEFA, Sportsmole

Comece a apostar com a 188bet!

Bono
100% até R$200

Comentários estão fechados.