O mando de campo no futebol argentino

Fala pessoal, continuando a nossa série sobre o futebol do país hermano, vamos ao segundo artigo, onde falaremos sobre o mando de campo na Argentina. Para você que ainda não leu o primeiro artigo e quer entender melhor sobre a nossa série, é só clicar no link do artigo: Futebol Argentino em cinco dias na Argentina .

Um dos principais pilares de um time de sucesso é a força que ele tem e exerce dentro de casa. Em qualquer esporte é muito difícil termos campeões que não são imbatíveis – ou quase – quando atuam diante do seu torcedor, e no futebol argentino como todo mundo deve imaginar isso acontece ainda mais.

O futebol dos hermanos é mega conhecido pelo fato das torcidas darem show, como já vi vários jogos no pais vizinho, posso dizer que foi uma experiência única e é difícil encontrar no mundo estádios com a pressão que se encontra na Argentina. Querendo ou não isso é algo que influencia demais nas apostas.

O mando do de campo no futebol argentino e os números

Trazendo essa conversa para os números dentro do mando de campo no futebol argentino, conseguimos perceber que é muito difícil um time mediano da Argentina sofrer mais do que 3 derrotas como mandante em um turno de competição, sendo que da atual tabela (pegamos 27 de Novembro de 2018 como base para nosso comparativo), do 1º – Racing – ao 16º – Union Santa Fé – nenhum time sofreu mais do que 2 derrotas em casa e 7 ainda não perderam em casa.

Classificação dos mandantes do campeonato argentino
Classificação dos mandantes do campeonato argentino

Como vemos na classificação acima, 16 dos 26 times do campeonato argentino são fortes dentro de seus estádios e é muito importante destacar que alguns são praticamente imbatíveis, como o San Martin Tucumán, que soma 2 vitórias, 5 empates e nenhuma derrota em casa, porém é um dos piores times na competição, ocupando a 19ª posição.

Algo que nos chama muito a atenção é que as vezes mesmo o time sendo mega forte em casa, ele não consegue ficar entre os líderes, pois não repete as mesmas boas atuações fora de casa, caso de Boca Juniors e Velez Sarsfield, que como mandantes ocupam as primeiras colocações, porém na tabela principal estão na 6ª e 7ª colocação, respectivamente. Ou até o Newells Old Boys, que soma bons números jogando em Rosário, porém é um dos últimos da tabela.

Mesmo com todos esses números, também temos que ter em mente que não é sempre que ele será determinante, como por exemplo o Lanús, que conta com estádio mega acanhado, uma torcida grande, porém não tem conseguido fazer boas campanhas pelo simples fato de o time ser ruim, ou seja, jogar em casa na Argentina é muito favorável, porém a análise não pode ser baseada apenas nisso.

Mas outros números novamente puxam a importância do mando de campo, ao passo que nesta temporada 18/19 quase metade dos clubes da Superliga Argentina não venceram ainda como visitante, são oito no total (Lanus, San Lorenzo, Colon, Argentinos Juniors, Belgrano, San Martin Tucuman, Patronato e Newells),

Além disso essa força nos estádios argentinos que costumamos sempre elogiar se eleva a equipes que costumam ter dificuldades para jogar contra outros como visitante, como é o caso do Independiente – que não vence o Godoy Cruz em Mendoza há mais de 10 anos.

Um ponto que gosto de destacar e que precisamos levar em considerar durante as nossas análises sobre o mando de campo no futebol argentino são os clássicos. Que, querendo ou não, na maioria das vezes o mando não tem tanto peso. Um exemplo rápido é o Superclássico entre River e Boca, sendo que o River não perde na La Bombonera há 4 anos, muito por conta de que em clássico a tensão e o psicológico acabam sobressaindo sobre a força da torcida.

Então concluímos que realmente a força do mando de campo no futebol argentino é importantíssima, mas reforçando o que havia falado acima, não é porque um clube tem histórico de ser forte dentro de casa que ele continuará sendo, mesmo que conte com jogadores ruins, ou seja, o mando de campo pode ser um importante fator na hora da análise, mas não podemos depender apenas dele.

Registre-se na Rivalo e dobre seu depósito até R$ 777:

Aposta Odds Unidades Casa de Aposta Status